domingo, 4 de outubro de 2009

ALERTA DE CHUVA FORTE E TEMPORAIS

Previsão do Tempo - 05/10 a 07/10
Post atualizado às 23:18 do dia 06/10

Céu claro, sol e o calor de 28,4°C levou várias pessoas as ruas, praças e à beira do rio em Montenegro. O calor deve ser ainda mais intenso amanhã.


Segunda-feira o tempo já começa com temperatura mais agradável, em torno de 18°C. A temperatura se eleva rapidamente e o calor (de verão) ganha força no decorrer do dia. A máxima deve chegar a 33°C, não se descartando que possa atingir valores ainda maiores (de até 35°C) dependendo da chegada da nebulosidade. A sensação será de abafamento antes da chegada da chuva. Alguns modelos indicam o risco de temporal com possibilidade de chuva forte e granizo em Montenegro na segunda metade da segunda-feira (entre a tarde e a noite).


Na terça-feira o tempo seguirá instável com chuva predominantemente fraca. Mesmos assim a possibilidade de chuva forte (e queda de granizo) não pode ser descartada, principalmente a partir da segunda metade do dia. Mínima de 18°C e máxima de 24°C.


A quarta-feira deve ser de muitas nuvens e períodos de chuva/garoa. Temperatura entra em declínio e a sensação será de frio. Mínima de 14°C e máxima de 19°C.


----------------------------------------------------------------------------------------
Atualização I - 05/10 às 08:49

INTENSOS NÚCLEOS DE INSTABILIDADE
ESTÃO AVANÇANDO NESSE MOMENTO DO URUGUAI PARA O SUL DO RIO GRANDE DO SUL.

Nuvens com topos de -80°C (cor rosa no mapa) tornam o cenário propício a intensos temporais e vendavais nesse momento da região de Bagé até Rio Grande (sul e sudoeste do Estado).
Há chance de TORNADOS especialmente na região oeste e sul do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.



----------------------------------------------------------------------------------------
Atualização II - 05/10 às 22:15

Após uma tarde de forte calor e abafamento, onde a temperatura marcou exatos 33°C, um vendaval atingiu Montenegro, com chuva forte em alguns momentos. O vento acompanhou nuvens carregadas que avançaram rapidamente sobre a cidade. O total de chuva acumulada até o momento é de 32 milímetros. Em parte da cidade, a interrupção de energia elétrica durou duas horas (devido ao forte vento). No video abaixo percebe-se a ventania balançando as árvores e as enormes nuvens de desenvolvimento vertical (ao fundo) avançando sobre a cidade.



A chuva prossegue nas próximas horas e na terça-feira em Montenegro, quando mais áreas de instabilidade devem se formar podendo provocar chuva forte e novos temporais na região.

OBS: Risco intenso de vendavais, granizo (gigante), e chuva forte nas próximas horas para o norte e noroeste gaúcho (onde ainda encontram-se sobre ar muito quente). Até mesmo o risco de tornados não está afastado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário