quarta-feira, 21 de outubro de 2009

FÚRIA NO PARANÁ

O Paraná está sendo duramente castigado por fortes tempestades nesses últimos dias. No vídeo abaixo, é possível confundir a enorme nuvem com um tornado, mas na verdade trata-se de uma wall cloud (uma nuvem de baixa altitude com relativa rotação e ligada a uma nuvem muito maior de supercélula de tempestade). As imagens foram gravadas na cidade de Medianeira, no estado do Paraná.


Observando atentamente nota-se que não há movimento circular de ar para caracterizar um tornado. Se houvesse, pela enormidade da base da nuvem, os estragos seriam gigantescos.

Um exemplo disso foi uma foto que gerou muito debate científico, tirada em Orchard, estado norte-americano de Iowa, em 10 de junho de 2008. O jornal informava que era um tornado, mas na verdade, após muita discussão, a nuvem foi classificada como uma wall cloud. Veja abaixo:

(clique para ampliar)

Uma das imagens mais impressionantes, feita por Vinicius Lorence, mostra uma supercélula de tempestade, com potencial para provocar tornados, se aproximando de Matelândia-PR (abaixo).


O vendaval em Matelândia do final da tarde da última quarta-feira (14/10). Aproximadamente 500 casas foram destelhadas, dois silos acabaram destruídos, dois centros comunitários tiveram paredes derrubadas e telhados arrancados e muitos postes de transmissão de energia elétrica foram derrubados. Houve ainda a queda de centenas de árvores e vidros de portas de lojas estouraram com a força do vento, seguramente entre 150 km/h e 200 km/h. Três vídeos publicados na internet (e reproduzidos abaixo) revelam a violência da tempestade em Matelândia. As imagens assustadoras do vento extremamente intenso e da chuva torrencial, na horizontal, em nada perdem para as cenas feitas por caçadores de tempestades da chegada de furacões à costa norte-americana e são mais fortes de qualquer vídeo feito por emissora de televisão dos momentos iniciais do furacão Catarina na costa em 2004, apesar deste temporal em Matelândia no Paraná em nada se relacionar a um furacão.











Fonte: MetSul Meteorologia
Adaptação: Daimar Coelho
Videos: YouTube - autores: Wesley e MultiCalil


Nenhum comentário:

Postar um comentário