segunda-feira, 16 de novembro de 2009

RISCO DE NOVOS TEMPORAIS/CHUVA FORTE

O MENINO MOSTRA AS SUAS GARRAS

O fenômeno El Niño está instalado no Pacífico com intensidade moderada, propiciando um maior fluxo de umidade para o Rio Grande do Sul. Com maiores níveis de umidade disponíveis na atmosfera e a maior proximidade do verão, ou seja, com temperatura mais alta, a combinação de calor e ar úmido favorece a ocorrência de temporais. Por isso, é importante ter em mente que estamos pass
ando por um período - que ainda vai durar alguns meses - em que os temporais, típicos desta época, vão ser mais frequentes que a média. Logo, pancadas de chuva com grandes volumes em curtos períodos, granizo e vendavais vão se repetir aqui na região no que resta da primavera e durante o verão. Igualmente, neste fim de primavera, e ainda no outono de 2010, as condições serão propícias à cheia de rios. Neste sábado, o Caí atingiu quase 12 metros em São Sebastião, alagando ruas e dezenas de casas em áreas ribeirinhas. O Sinos, na Grande Porto Alegre, e o Uruguai, na Fronteira Oeste, têm risco de cheia.

Autor: Eugenio Hackbart
MetSul Meteorologia



Previsão do Tempo - 17/11 à 20/11
Atualizada - 17/11 às 10:01

Na terça-feira, o sol aparece com nuvens. A temperatura máxima se eleva e fica entre 30°C e 32°C. Não se pode descartar chuva de verão da tarde para a noite, apesar da possibilidade ser muito pequena.

Na quarta, a instabilidade retorna à Montenegro. Os modelos ainda divergem. Alguns já indicam chuva na primeira metado do dia. Outros indicam chuva de tarde para noite. Antes disso, estará abafado, com máxima de 34°C. Todos indicam elevadas taxas de instabilidade, o que poderia resultar em temporais e chuva forte.

A quinta-feira seguirá instável, com pancadas de chuva à qualquer momento do período. O tempo seguirá abafado. Mínima de 21°C e máxima de 33°C.

A partir de sexta-feira e durante o final de semana, pode chover forte com acumulados excessivos novamente.


2 comentários: