quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ALERTA: INTENSO CICLONE EXTRATROPICAL TRAZ ELEVADO RISCO DE CHUVA E VENTO FORTE

Previsão do Tempo - 11/12 a 13/12

Atualização II - 12/12/09 - 13:00
VENTO GANHA FORÇA E DEVE SE INTENSIFICAR NAS PRÓXIMAS HORAS

Em Rio Grande, o vento já atingiu 120 Km/h hoje pela manhã. Houve registro de destelhamentos, queda de árvores e postes. As rajadas de vento mais fortes se deslocam para o Norte e vão atingir Montenegro e região nesta tarde.

Na tarde e começo da noite de hoje, conforme previsto anteriormente, as rajadas de vento devem ficar entre 60 a 80 km/h em Montenegro, não se descartando algumas rajadas ainda mais fortes. O tempo segue instável sujeito à chuva e garoa, mas podem ocorrer momentos de melhoria (comum em dias de ciclone)

Neste domingo, o vento diminui.

---------------------------------------------------------------------------------

Atualização I - 11/12/09 - 22:45
MUITA CHUVA E VENTO

Este ciclone não parece ser um evento que deve provocar uma onda de temporais no Rio Grande do Sul, uma vez que grande parte do Estado já se encontra sob temperatura menor e instabilidade, o que diminui o risco de tempestades de vento e granizo de curta duração, apesar da possibilidade não estar afastada em pontos isolados.
Os maiores transtornos devem ser a chuva forte e excessiva aqui na nossa região e do vento que deve soprar sábado.

Estamos entrando no período mais crítico do ciclone a partir de agora, e que deve durar mais 24 horas. Pois a medida que a baixa pressão se aprofunda sobre o RS e a frente fria avança, deve ativar (e muito) as nuvens de chuva. Na sequência vem o vento. Os modelos projetam rajadas de 60 a 80 km/h para a nossa região. O que chamou a atenção é que nas últimas saídas, projetam ventos em torno de 120 km/h no nosso litoral norte.
Não raro os modelos acertam na mosca, mas às vezes superdimensionam os fenômenos e erram feio. Todo o caso, é importante ficar alerta.

Permanece o ALERTA sobre CHUVA FORTE E TORRENCIAL NAS PRÓXIMAS HORAS E DURANTE O SÁBADO. O risco de ALAGAMENTOS também é muito elevado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na sexta-feira pode chover forte, devido ao avanço de um sistema de baixa pressão vindo da Argentina. Há risco de temporal/chuva forte principalmente da tarde para a noite. A sensação será de abafamento antes da chuva. Mínima de 20°C e máxima de 25°C.

No sábado o sistema de baixa pressão que cruzará o RS, converte-se em ciclone extratropical na nossa costa. Permanece o alerta para chuva forte à torrencial e vento, principalmente na primeira metade do período (madrugada e manhã). Devido a baixa pressão atmosférica projetada pelos modelos computadorizados - entre 990 hPa e 1000 hPa - o risco de vento, descargas elétricas, granizo e chuva forte são maiores. Pressão abaixo de 1000 hPa torna a atmosfera extremamente favorável à fortes instabilidades. É elevado também o risco de alagamentos e inundações por conta da precipitação excessiva em curtos intervalos de tempo. O vento com fortes rajadas por 6 a 12 horas seguidas também deve ser considerado. Os modelos numéricos sugerem rajadas de até 60 km/h, mas não estão descartadas rajadas ainda mais intensas. Mínima de 19°C e máxima de 24°.

O domingo seguirá instável com muitas nuvens e possibilidade de chuva. O ciclone começa a se afastar da costa, mas ainda deve ocorrer rajadas de vento de moderado a forte. A sensação térmica diminui por conta do vento sul. Ao longo do período, o tempo começa a melhorar, podendo ocorrer até algumas aberturas de sol (principalmente no final da tarde). Mínima de 18°C e máxima de 24°C.

Praias: No passado, ainda, em condições semelhantes de ar quente, úmido e pressão atmosférica bastante baixa, observou-se atividade tornádica, principalmente na forma de trombas d'água sobre o mar, o que não pode ser descartado. O vento muito intenso em alto mar, possivelmente acima de 150 km/h, a uma grande distância da costa, deve deixar o mar muito agitado e trazer o risco de ressaca para as praias do Sul e do Sudeste do Brasil.

2 comentários:

  1. tá te puxando cada vez mais no teu blog.
    parabéns!!!
    Bruna

    ResponderExcluir
  2. Pancada de chuva já pode chegar nesta manhã de sexta-feira em Montenegro. Instabilidade moderada e descargas elétricas, já são observadas no radar à oeste da nossa região.

    ResponderExcluir