segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ALERTA DE CHUVA EXCESSIVA E POSSIBILIDADE DE ENCHENTE

Voltei!

Bom, o primeiro post depois das férias já começa agitado. Isto porque essa frente fria (semi-estacionária) está se deslocando lentamente e provocando muita chuva em diversas cidades. O quadro exige atenção nas próximas horas e será monitorado pela MeteoMont. Há dois motivos para o alerta:

Primeiro: O modelo numérico norte-americano indica chuva forte à torrencial na primeira metade da terça-feira, conforme imagem abaixo:

(Fonte da imagem: MetSul)

Segundo: Já choveu muito em cidades por onde passa o Rio Caí. A chuva na Serra (nascente) atingiu entre 50 e 80 milímetros (entre domingo e a noite de hoje - 15/02). Porém, na cidade de Bom Princípio e São Vendelino, onde se encontra o principal afluente - Arroio Forromeco - do Rio Caí, a chuva está próxima de impressionantes, 150 milímetros.

Caso a chuva em excesso, esperada para a madrugada e manhã de terça-feira se confirme, alerta-se desde já para a possibilidade de enchente em Montenegro. Existe a possibilidade de enchente em Montenegro mesmo não chovendo tão forte na cidade. A situação exige monitoramento pluviométrico em todas cidades ao longo do curso do rio. Informações/atualizações serão postadas aqui no blog conforme evolução do quadro.

---------------------------------------------------------
16/02 - 14:30

CHUVA FORTE E VENTO

A formação de um sistema de baixa pressão na costa gaúcha trará chuva e rajadas de vento para o Leste gaúcho, incluindo a área de Montenegro.

Alerta-se que nas próximas horas, Montenegro e região devem seguir sujeito à ocorrência de chuva que pode ser forte a torrencial em alguns momentos. As pancadas vão ser ainda acompanhadas de rajadas de vento forte. Em Montenegro, onde o vento já começou a aumentar, as rajadas devem se situar entre 40 e 60 km/h.

---------------------------------------------------------
16/02 - 23:35

Cessa o risco de cheia do rio Caí. Felizmente, a chuva não foi suficiente hoje, nas cidades por onde passa o rio Caí, para que se produza uma enchente. O nível do rio subiu bastante, mas deve começar a estabilizar nas próximas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário