terça-feira, 9 de março de 2010

ALERTA DE CHUVA LOCALMENTE FORTE E EVOLUÇÃO DO CICLONE PARA TROPICAL


ALERTA

O Ciclone ainda não tem um nome batizado, mas já recebe código mundial ("INVEST90Q" pela Marinha dos EUA e "INVEST90L" pelo NOAA). O alerta de chuva localmente forte continua para todo leste (incluindo a região de Montenegro) e principalmente os litorais de SC e RS. A maior preocupação, até o momento, é com a chuva e não tanto com o vento (que até o momento não está forte). Alerta-se também que o cenário está altamente propício a formação de tornados e trombas d'água (tornados sobre o mar), assim como já ocorrido..


A página da NASA que monitora os ciclones tropicais ao redor do mundo, assim como aconteceu com o ciclone que se formou no nosso litoral em 2006, também acusa a presença do sistema na costa gaúcha.


O boletim do NOAA para a América do Sul de agora à tarde, orgão oficial de Meteorologia dos Estados Unidos, adota linguagem pesadíssima e sem precedentes nas análises para a nossa região. Alerta para a possibilidade do ciclone na costa ganhar força e evoluir para tropical e termina a advertência com a seguinte frase: "preparem-se para o pior". Veja a análise deste sistema abaixo:


(Clique para ampliar)

-------------------------------------------------------------------
Atualização - 09/03/10 - 23:50

Ciclone ganha força e avança de nível, passando a ser classificado como uma Tempestade Tropical (um nível antes de furacão!). Dados atuais apontam ventos contínuos de 34 nós (+ ou - 65 km/h) no centro (núcleo).

--------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 00:28

Tempestade Tropical continua ganhando força no oceano! Nesse momento não se descarta um FURACÃO na costa gaúcha! Seria o segundo da história (o primeiro foi o Catarina).

------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 07:50

Um ciclone muito raro, extraordinário no ponto de vista científico para o nosso clima regional, segue atuando na costa do Rio Grande do Sul. Nesse momento a Tempestade Tropical, assim classificado o ciclone, perdeu um pouco a sua simetria. O vento deve aumentar nesta quarta-feira em todo leste do Estado, principalmente no litoral norte, mas segue a preocupação com a possibilidade de chuva forte e excessiva.


------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 11:12

Ciclone começa a se afastar lentamente (para leste) do continente.

------------------------------------------------------------------
Atualização - 10/03/10 - 16:19


Ciclone que havia sido rebaixado para 2.0 na escala Dvorak, voltou a se intensificar nesta tarde e a sua nova classificação retorna para 2.5 (mesma da madrugada). Agora a sua trajetória é Sudeste, mas ainda afastando-se muito lentamente do continente.

------------------------------------------------------------------
Atualização - 11/03/10 - 10:09


Ciclone se afasta completamente da costa e não apresenta mais perigo no continente, porém, em alto mar continua o alerta, pois a sua classificação é a mesma de ontem (sem perder força).



Apoio/Crédito: MetSul Meteorologia, CP e MeteoMont

Um comentário:

  1. Por favor, não acreditem em previsão do tempo da nossa mídia atual (Jornal Nacional, Band, ClicRBS, Jornais de circulação da região, e ETC)!!! Só falam besteira! Falam em ciclone EXTRAtropical. MENTIRA! O ciclone já foi classificado como SUBTROPICAL pelo maior órgão de meteorologia do mundo e está sob monitoramento constante! E pode evoluir para TROPICAL nas próximas horas. Daí a coisa vai ficar feia... Falaram a pouco que o ciclone está se afastando da costa. MENTIRA, está quase parado! Até mesmo a nossa Defesa Civil retirou o alerta. Como retirar o alerta se o ciclone está parado na nossa costa e GANHANDO FORÇA?!?!? Será que não consultam os dados (imagem de satélite, radar, temperatura do oceano, vento, etc, etc, etc)?!?! HÁ RISCO DE CHUVA FORTE EM TODA A FAIXA LESTE DO RS E SC HOJE E AMANHÃ. HÁ RISCO DE TORNADO E TROMBAS D'ÁGUA, PRINCIPALMENTE NOS LITORAIS.

    ATÉ QUANDO JORNALISTAS VÃO FAZER PREVISÃO DO TEMPO??? PROCURA-SE PROFISSIONAIS NA ÁREA. (desculpe o "desabafo", mas não aguento mais ler tanta asneira por aí..)

    ResponderExcluir