segunda-feira, 19 de julho de 2010

SEMANA COM CHUVA E RISCO DE TEMPORAL

Previsão do Tempo - 20/07 a 22/07
Atualizada em 20/07 às 22:25

Esta terça-feira pode iniciar com chance de chuva, mas ao longo do período o céu deve limpar e o sol aparecer com o deslocamento da frente fria para o mar. O frio volta com força ao amanhecer mas à tarde a temperatura sobe. Temperatura mínima de 6°C e máxima de 17°C.

A quarta-feira é de alerta meteorológico. Uma corrente de jato (vento) atuará sobre o Rio Grande do Sul onde deve trazer vento norte (quente) com ocasionais rajadas de moderado a forte na região de Montenegro. Como de costume, a região de Santa Maria deve ter transtornos com rajadas de vento de até 100 Km/h. Com o vento quente, a temperatura se eleva antes da chegada da chuva/temporal. O risco de chuva forte e temporal com vento e granizo é elevado. As rajadas de vento do temporal podem ser de forte a intensas, como possibilidade de provocar danos. Alguns modelos colocam a chuva chegando entre a tarde e a noite, outros sugerem a chuva já pela manhã. Caso a chuva chegue mais para o final do período, a temperatura deve se elevar muito à tarde, podendo chegar a 26°C. A mínima deve ficar em torno dos 8°C.

Na quinta-feira o tempo segue com muitas nuvens e períodos de chuva. Um novo avanço de ar gelado ingressa na sequência da chuva. O dia será de temperatura baixas. Mínima de 11°C e máxima de 15°C.



Enchente?

Com as chuvas dos últimos dias, o Rio Caí já encontra-se nesse momento (19/07), com seu nível um pouco acima do normal em Montenegro. Por enquanto não há previsão de enchente, pois o volume de chuva na Serra (nascente) não é o suficiente para gerar uma cheia. O monitoramento prosseguirá durante a semana, visto que a chuva deve continuar nos próximos dias.

MeteoMont


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 21/07 às 22:49


ATENÇÃO: Rádio gaúcha informa sobre um possível tornado ou micro-explosão que pode ter atingido municípios de Gramado e Canela nesta noite. Relatos informam que os danos foram severos e que o vento foi muito violento por cerca de um minuto, reforçando a suspeita de tornado. Há feridos e muitas casas destelhadas. Casas de madeira foram arrastadas... VENTO ATINGIU 124 KM/H.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 21/07 às 08:29


Não se descarta temporal em nenhuma região gaúcha hoje, mas, pela corrente de jato (vento), eles podem ser mais severos no Centro, Leste e Norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Montenegro. Modelos numéricos, ainda projetam que poderia se formar uma linha organizada de tormentas, o que, muitas vezes, no passado, trouxe vendavais, alguns fortes, mas a boa notícia é que a instabilidade (chuva) desta manhã drena energia da atmosfera e reduz o potencial de tempo severo na Metade Sul e no Sudoeste gaúcho.


Um do modelos analisados coloca esta linha de máxima atividade frontal ao redor das 21h sobre a região de Montenegro.



Fonte: MetSul Meteorologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário