quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O TEMPO NÃO FIRMA

Previsão do Tempo - 24/09 a 26/09
Atualizada em 24/09 às 23:30


Nesta sexta-feira o dia será novamente de muitas nuvens com possibilidade de chuva e garoa. A probabilidade maior de chuva é para a primeira metade do dia. Existem simulações computadorizadas sinalizando até mesmo o risco de chuva forte entre a Serra, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte. Mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol, especialmente à tarde. A temperatura se mantém amena com mínima ao redor dos 16ºC e máxima em torno de 20ºC.

O prognóstico para este fim de semana é muito complicado, considerando a enorme divergência de projeções entre os modelos. No sábado, o sol aparece, mas ainda se espera uma maior presença de nuvens no céu. Alguns modelos numéricos indicam circulação de umidade no Leste do Estado, onde está Montenegro, com chuva ou garoa em pontos muito próximo da cidade, por isso a chuva/garoa não está 100% descartada. A temperatura estará amena e típica de começo de primavera com mínima de 15ºC e máxima ao redor de 20ºC.

Para o domingo a divergência das simulações computadorizadas se acentua ainda mais. Há modelos indicando tempo bom com presença apenas de nuvens, mas alguns apontam que uma área de baixa pressão atuaria sobre o Rio Grande do Sul com muitas nuvens e chuva em diversas localidades, especialmente do Leste do Estado. Por isso, a previsão no momento para Montenegro no domingo é de um dia de nebulosidade com chance de chuva no decorrer do dia, mas não se espera um quadro de instabilidade que seja permanente nas 24 horas, tanto que se considera a possibilidade de momentos de melhoria. A temperatura tende a seguir amena com marcas de 16ºC durante a madrugada e máximas de 20ºC a 22ºC à tarde.

Na segunda-feira novamente o tempo não firma completamente. O sol deve aparecer entre nuvens, mas há uma pequena chance de chuva fraca ou garoa. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 24°C.

MeteoMont/MetSul (Meteorologista Eugênio Hackbart)


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 26/09 às 23:02


Rio Caí começa a baixar em Montenegro, portanto, não há mais chance de enchente nos próximos dias.

-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 24/09 às 08:58


Rio Caí está acima do seu nível normal em Montenegro mas não apresenta risco de cheia e continuará subindo nas próximas horas. Apesar de ter chovido 65 milímetros em Montenegro, desde a terça-feira, na Serra (nascente do rio) choveu em média 110 milímetros, o que por enquanto, não é possível para gerar uma cheia.
Porém, o risco de enchente existe e não pode ser descartado, visto que mais chuva está prevista para hoje e final de semana, principalmente na Serra Gaúcha. O monitoramento continuará nos próximos dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário