quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

RARAS NUVENS NA SERRA GAÚCHA

Um tipo mais raro de nuvem costuma ser observado apenas durante o período quente do ano. São as chamadas nuvens do tipo Mammatus. Muitas vezes elas se esboçam no céu, mas raramente dão um espetáculo como o presenciado no fim da tarde de ontem em Caxias do Sul e registrado em fotografias fantásticas por Horst Böckler Jr. Clique para ampliar



O meteorologista da MetSul Eugenio Hackbart salienta que as nuvens Mammatus, em regra, costumam se formar na parte inferior de uma nuvem de temporal do tipo Cb (Cumulunimbus), mas podem acompanhar também outras formas de nebulosidade. Não raro as Mammatus se formam quando a tempestade está perdendo força e as Mammatus, ao contrário da nuvem Cumulunimbu se formam por movimento descendente do ar e não ascendente como nas características formas de nebulosidade de desenvolvimento vertical do período de verão.

Este tipo de nuvem recebe o nome de Mammatus justamente pela aparência de mamas no céu. Não é a primeira vez que se tem registro de formação tão espetacular destas nuvens no Rio Grande do Sul. Há seis ou sete anos, Frederico Wolffenbuttel e Fernanda Kock tiveram a oportunidade de registrar o céu coberto de Mammatus no Vale do Sinos.

Em outubro de 2006 foi publicado no boletim da Sociedade de Meteorologia dos Estados Unidos uma pesquisa de David M. Schultz e outros intitulado The Mysteries of Mammatus Clouds: Observations and Formation Mechanisms em que os autores de algumas das mais renomadas instituições de pesquisa meteorológica do país (NOAA, NASA, Universidade de Oklahoma, NCAR, etc), sustentam que as "as nuvens Mammatus são um enigma intrigante da dinâmica de fluidos atmosféricos e da física das nuvens".

Fonte: MetSul Meteorologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário