terça-feira, 7 de junho de 2011

HISTÓRICO - HÁ CHANCE DE PRECIPITAÇÃO DE CINZAS VULCÂNICAS NO SUL DO BRASIL

{Atualizações importantes no final do post sobre NOVA NUVEM de cinzas}

Imagens de satélite (abaixo) mostram pluma de cinzas vulcânicas ingressando agora no RS pelo Oeste do Estado (09:15), com tendência de deslocamento para Leste. Nuvem deve trazer mais fumaça do que cinzas, mas com a interação com as nuvens de chuva, pode ocorrer precipitação de cinzas no Rio Grande do Sul nas próximas horas. Quase todas as regiões estão sujeitas ao registro. Com o deslocamento da frente fria que está cruzando o RS nesse momento e a formação do ciclone extratropical na costa, até mesmo a região de Montenegro, Grande Porto Alegre e a Capital estão sujeitas a precipitação de cinzas.



HISTÓRICA FOTO mostra cinzas vulcânicas (amarelo) no Oeste/RS, Uruguai, avançando no Atlântico quase até a África.


Veja abaixo comentário do Meteorologista-Chefe da MetSul:

Quando cinzas vulcânicas caíram em Porto Alegre e no interior gaúcho em 21 de abril de 1993 eu era primeiro-tenente meteorologista no setor de Meteorologia do DPV de SBPA (Aeroporto Salgado Filho) sob o comando do então Capitão Dario da FAB. São quase 30 anos de trabalho na previsão do tempo e está é apenas a terceira vez que trabalho com um prognóstico de cinzas vulcânicas, o que sinaliza o quanto é raro este tipo de incidência. Nas próximas horas teremos, então, as cinzas se aproximando do Sul do Brasil pelo Oeste e um ciclone extratropical intenso em formação na costa gaúcha ao mesmo tempo, o que por si só já é algo extraordinário pela coincidência singular de eventos. Mais do que isso, o ciclone junto ao litoral terá influência na trajetória de deslocamento das cinzas, o que fará do trabalho de previsão nas próximas horas algo para ser recordado no futuro.

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 10/06 às 08:50

Confirmada precipitação de cinzas vulcânicas em Bagé-RS.

-----------------------------------------------------------------

Atualização V - 09/06 às 22:58

Há relatos de PRECIPITAÇÃO DE CINZAS VULCÂNICAS em Campo Bom-RS agora à noite. Não se descarta também em Montenegro nas próximas horas.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 09/06 às 18:10

Nuvem de cinzas já está sobre Porto Alegre e em seguida chega a Montenegro. Empresa aérea Gol suspendeu as operações para o Salgado Filho e aeroporto de Caxias do Sul. Veja raríssimo registro das condições do tempo em Bagé ("Volcanic Ash", Cinzas Vulcânicas) e em seguida fotos do pôr-do-sol acinzentado em Porto Alegre hoje.





-----------------------------------------------------------------
Atualização III - 09/06 às 11:45

URGENTE: Cinzas vulcânicas chegam ao Rio Grande do Sul (amarelo no satélite). Nuvem vulcânica mais densa na Campanha e Sul do RS. O céu deve ficar mais acinzentado ou alaranjado e não se pode descartar precipitação localizada de cinzas vulcânicas. As cinzas devem chegar ao espaço aéreo de Porto Alegre (e Montenegro) entre hoje e amanhã.


-----------------------------------------------------------------

Atualização II - 09/06 às 08:43

Nuvem de cinzas vulcânicas cobre a cidade de Buenos Aires neste momento e avança pelo Uruguai, aproximando-se do Chuí (RS). Aeroparque de Buenos Aires tem visibilidade reduzida a 5 mil metros por cinzas vulcânicas. Há voos cancelados. Câmeras da TV argentina mostram cinzas vulcânicas caindo agora sobre o centro da cidade de Buenos Aires.


Veja no mapa abaixo a localização da "nova" nuvem de fumaça que está sobre Buenos Aires, Uruguai e novamente se aproxima do Rio Grande do Sul (entre o Chuí e Bagé).


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 09/06 às 00:14

ATENÇÃO: Nova nuvem de cinzas se aproxima de Buenos Aires. Alerta-se que essa nuvem é MUITO mais densa que a da terça-feira. Manter abertos os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque) nas próximas horas seria uma enorme irresponsabilidade. Veja a nuvem (amarelo) na foto de satélite de agora pouco:


Nenhum comentário:

Postar um comentário