segunda-feira, 13 de junho de 2011

SEMANA COMEÇA COM NOVA NUVEM VULCÂNICA E CANCELAMENTO DE VÔOS

{Atualizações importantes no final do post sobre NOVA NUVEM de cinzas}

Nuvem de cinzas vulcânicas avança rapidamente em direção ao Sul do Brasil e deve alcançar o Rio Grande do Sul já nesta segunda-feira com iminente ameaça aos vôos nacionais e internacionais do Sul do Brasil. Algumas Companhias já cancelaram voos para a Argentina e Uruguai. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o rápido avanço da nova nuvem vulcânica se dá devido à influência de um ciclone extratropical na costa da Patagônia. "A circulação de vento muito intensa em altitude está literalmente jogando esta nova nuvem de cinzas rapidamente em direção ao Centro e o Norte da Argentina", comentou Nachtigall.

Na tarde deste domingo, a coluna de cinzas alcançava 8 km de altura. Na foto do satélite de alta resolução abaixo, percebe-se que os ventos de sudoeste direcionavam as cinzas para nordeste, exatamente onde fica o Rio Grande do Sul.


No sábado, a região de Montenegro teve o sol enfraquecido pela presença de cinzas vulcânicas em suspensão. Domingo, havia menor presença das cinzas, que estavam mais concentradas junto ao Litoral. Mas, pelo comportamento do vulcão e dos ventos, elas vão continuar sendo nossa companhia nos próximos dias.

Para atualizações mais frequentes sobre a a nuvem vulcânica, e a previsão e notícias do tempo, acompanhem minhas postagens no Twitter (ao lado). @meteomont

-----------------------------------------------------------------
Atualização IV - 14/06 às 13:04

URGENTE: Nuvem de cinzas vulcânicas está sobre Montenegro desde de manhã cedo, mas só pode ser percebida depois que a neblina se dissipou. O sol brilha "apagado" sobre a camada de cinzas. Olhando para o Sul, temos o céu azul. Mas para o Norte o céu é cinza esbranquiçado. Veja a diferença nas fotos registradas no mesmo momento em Montenegro:

(Céu para o lado Sul, Porto Alegre)

(Céu do lado Norte, em direção a Serra)

(Céu "dividido")

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 13/06 às 21:51

Cinzas estão sobre Porto Alegre e região e metar do Aeroporto não acusa VA, o código metar internacional de Volcanic Ash ou cinzas. Condições de VA devem ser reportadas no aeródromo independente de haver restrição de visibilidade. Falha a Meteorologia da FAB mais uma vez...

-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 13/06 às 19:06

Visibilidade reduzida por cinzas vulcânicas na estrada entre Livramento e Quaraí (foto abaixo).


Aeroporto de Pelotas-RS novamente reportou cinzas (13/6 - 21 UTC). METAR: "SBPK 132100Z 25007KT 9000 VA NSC 12/07 Q1025". VA = Volcanic Ash.


-----------------------------------------------------------------
Atualização I - 13/06 às 09:50

Nova nuvem já chegou ao Rio Grande do Sul (pela fronteira Sudoeste). Veja imagem abaixo (e não confunda com as nuvens da frente fria). A análise por satélite mostra que desta vez as cinzas vulcânicas avançam em altitudes mais baixas do que no episódio da última quinta-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário