quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TEMPERATURA E UMIDADE ELEVADAS = CHUVA

Previsão do Tempo - 26/08 a 29/08
Atualizada em 27/08 às 11:55


A sexta-feira será de muitas nuvens em Montenegro. Não se descarta ainda chance de chuva/garoa na primeira metade do dia, mas o sol pode aparecer ao longo do dia. Temperatura mínima entre 10ºC e 12ºC e máxima atingem de 16ºC a 18ºC.

No sábado o sol aparece com nuvens, mas durante o dia a nebulosidade aumenta e não se pode descartar chuva principalmente à noite, não se descartando temporal. Faz um pouco de calor (para esta época do ano) à tarde. Vento Norte (quente) pode começar a atuar na nossa região a partir da noite com rajadas de moderado a forte. Temperatura mínima entre 9ºC e 11ºC e máximas entre 23ºC a 25ºC.

O domingo deve ter nuvens, mas ocorrem algumas aberturas de sol. A atmosfera estará quente e úmida com sensação de abafamento. Ar quente em baixos níveis da atmosfera pode provocar vento Norte (quente) de moderado a forte antes da chegada da chuva. Devido a esta combinação, deve chover. A chuva pode ocorrer na forma de pancadas, até com trovoadas, não se descartando temporal. Temperatura mínima alta fica entre 15ºC e 17ºC. Máxima atinge de 25ºC a 27ºC. Notem que a mínima de domingo deve ser praticamente a máxima de sexta-feira.

A segunda-feira deve ser de muitas nuvens com chance de chuva. Há chance de chuva forte em alguns momentos com trovoadas. Mesmo assim o sol pode aparecer. A previsão é de chuva forte também na Serra Gaúcha, onde fica a nascente do rio Caí. Temperatura mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima entre 18°C e 20°C.

-----------------------------------------------------------------
Atualização IX - 29/08 às 13:38

ALERTA | Novas e muitas áreas de instabilidade "pipocam" em todo Norte Gaúcho, com tendência até o momento, de deslocamento para Sudeste, onde fica a região de Montenegro. O risco de pancadas fortes de chuva e até mesmo nova queda de granizo é muito alto para as próximas horas. Blog continua em Estado de Alerta. Até o momento, desde ontem, foram 70 milímetros no centro da cidade, onde foram registrados diversos pontos de alagamentos no amanhecer.

-----------------------------------------------------------------

Atualização VIII - 29/08 às 08:56

ATENÇÃO | Há fortes áreas de instabilidade, com potencial de chuva forte e granizo, entre Santa Maria e Montenegro nesse momento. Caso essas áreas não perderem força no caminho, deve chegar aqui forte novamente.

Chuva na Serra a partir de agora requer muita atenção. Em Canela desde ontem já choveu 87 milímetros. Em São Francisco de Paula, 72.1 mm.

-----------------------------------------------------------------

Atualização VII - 29/08 às 02:21

ALERTA | Precipitação de granizo nesse momento em Montenegro. Chegou a acumular no chão. Imagem do radar mostra que isolada área de instabilidade se formou muito próximo a Montenegro (ponto vermelho do mapa, clique para ampliar). Montenegro está na área limite entre o tempo mais aberto do Sul e a instabilidade do Norte do RS. Por volta das 23:00 um tweet alertando sobre a possibilidade de granizo na Serra (Norte) foi feito aqui no blog.

(Montenegro - 2h15min)

-----------------------------------------------------------------
Atualização VI - 29/08 às 00:19

Chuva acumulada em Canela atinge 53.8 mm. Nas próximas horas a previsão segue sendo de pancadas de chuva na Serra Gaúcha.


-----------------------------------------------------------------

Atualização V - 28/08 às 11:19

Pancadas fortes na Serra Gaúcha nessa manhã de domingo. Em Canela a chuva já atinge 36 mm e em Farroupilha 29 mm.

-----------------------------------------------------------------

Atualização IV - 27/08 às 22:53

INCRÍVEL | Temperatura subiu 10°C entre às 20:15 e 21:15 em Santa Maria. O vento mudou para Norte e a temperatura saiu de 21°C para 31°C em plena noite. Detalhe: mesmo com temporal a temperatura se mantém alta, o que manda é o vento.
Chuva chega nas próximas horas em Montenegro, não se descartando temporal.

-----------------------------------------------------------------

Atualização III - 27/08 às 15:25

Vento Norte quente já atinge o Noroeste Gaúcho e até a Serra. Nesse momento está mais quente na Serra do que em Montenegro:

Santa Rosa: 33,4°C
Santo Ângelo: 34,7°C
Farroupilha: 27,2°C
São Marcos: 25,3°C
Montenegro: 22,5°C


-----------------------------------------------------------------
Atualização II - 27/08 às 11:50

Rindat novamente não está marcando as descargas elétricas nessa manhã de sábado. Fortes áreas de instabilidade estão atuando no Sul Gaúcho. Veja imagem abaixo do radar da aeronáutica, onde certamente estão ocorrendo muitos raios:


-----------------------------------------------------------------

Atualização I - 27/08 às 11:40

Irene atinge hoje e amanhã a costa Leste dos Estados Unidos com um dos mais intensos furacões em décadas na região. A tempestade ontem era de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5 com vento de 200 km/h. A curiosidade é que se trata do primeiro furacão na área continental dos Estados Unidos desde que Obama chegou ao poder em 2009. Irene castigará a região mais populosa do país (Washington, Filadélfia, Baltimore, Nova Iorque e Boston), afetando dezenas de milhões de pessoas. Os prejuízos podem atingir bilhões. O vento vai causar danos estruturais e a queda de enorme quantidade de árvores. O número de pessoas sem luz pode atingir milhões. A subida da maré (storm surge) deve provocar forte erosão na orla e inundações costeiras. A maior ameaça é a chuva que pode ter acumulados extremos (200 a 400 milímetros) e justamente em áreas onde a chuva tem sido excessiva. Neste mês, o aeroporto JFK de Nova iorque registrou recorde absoluto de chuva em 24 horas na estação com 196 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário