quarta-feira, 30 de novembro de 2011

UM DIA DE VENDAVAL...

Atualmente, estou saindo de casa de manhã cedo para trabalhar em Porto Alegre (centro). O dia já começou meio conturbado, com acidente no caminho, ambulâncias e tudo mais. Cheguei meia hora atrasado! Ainda na ida para o serviço, senti que a atmosfera estava "pesada". Sabe aquela sensação de calmaria antes do pior que está pra acontecer? Pois bem, chegando no serviço dei uma olhada rápida nas condições do tempo. Notei que a temperatura estava muito alta antes mesmo das 10hs da manhã, quando fazia 34,9°C em Montenegro (marcados pela minha estação meteorológica profissional). Acessando ela on-line, custei a acreditar na temperatura que fazia, afinal, a diferença era de quase 5°C em relação a São Leopoldo, Teutônia, entre outras estações... mas posso garantir que esta temperatura estava correta, afinal ela diariamente varia muito pouco das cidades vizinhas. Às 13:09 foi registrado 38,2°C, com sensação térmica (índice de calor), de 41,7°C na nossa cidade.
Aí começava os problemas: temperatura muito alta e pressão atmosférica baixíssima, sendo registrada apenas em 1001 hPa. Pronto! O cenário para temporal/vendaval estava armado! Ou seja, o meu PRÉsentimento da manhã estaria por se concretizar.....

Por volta das 13:20, olhei da janela do 16° andar do prédio onde trabalho, muito próximo ao Guaíba, e percebi que havia uma "parede" de nuvens negras se aproximando de Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro e região. Parecia que as nuvens tocavam o chão! 30 minutos depois tentei fazer contato com familiares de Montenegro e ninguém me atendia ou respondia. Ali eu já comecei a ter certeza que alguma coisa estava acontecendo. Fui pegar o elevador novamente e adivinhem? QUEDA DE LUZ! Fiquei alguns minutos preso no elevador. Fui então acessar a internet para consultar o radar da Aeronáutica (o ÚNICO disponível para o Rio Grande do Sul, quando funciona...) e vejam o que ele estava registrando, que chegaria em poucos minutos em Montenegro (com uma temperatura de 38°C e pressão de apenas 1001 hPa):

Sim, uma forte área de instabilidade (ponto vermelho do mapa) se formou e avançou do Oeste para Leste da nossa região, atingindo fortemente Canoas, Nova Santa Rita, Montenegro, Vale do Sinos e depois o Litoral Norte (Osório, Capão da Canoa). Bom, o que aconteceu depois disso, quem tava na cidade presenciou os minutos de horror! A prefeitura foi parcialmente destelhada, janelas foram arrancadas da parede pela força do vento, postes, árvores, muros caídos, falta de luz por horas na cidade e etc etc.

Mas voltando ao meu dia de trabalho. Comecei a acompanhar as notícias pela internet e vi que a coisa estava feia na região, principalmente em Canoas. Saindo do serviço, às 17:30, fui pegar o trensurb até Canoas para pegar o meu carro no estacionamento. Quem disse que o trem estava funcionando??? Uma enorme árvore havia caído sobre os trilhos e sobre os fios de alta tensão do trem em Canoas. Bom, como a estação estava um caos, fui tomar um chopp (hahaha). Retornando novamente a estação, lá pelas 20:30,o trem já estava operando normalmente. Chegando em Canoas, tudo completamente escuro! Eram quase 21hs e ainda havia falta de luz! Cheguei no estacionamento e comecei a conversar com o dono perguntando como tinha sido o temporal e tal, daqui a pouco eu olhei por cima do ombro dele e perguntei: ONDE TÁ O OUTDOOR QUE FICAVA ALI? "Ali", entenda-se dentro do estacionamento. Ele abaixou a cabeça e respondeu: "Caiu em cima de 5 carros..." Na hora olhei mais ao fundo onde tinha estacionado o meu e vi muita telha caída pelo chão, daí perguntei: "O que estragou do meu?" Diz ele: "Por muita sorte, nada!" Ufa, escapei por pouco do "preju". Ele disse que aquelas telhas vieram "voando" de muito longe, que ele não tem ideia de onde elas vieram. Essa foto fica a uma quadra do estacionamento:


Bom, peguei o meu carro e me arranquei dali. Lembrei que o combustível tava na reserva e que eu precisa abastecer no primeiro posto. Tentei o primeiro e adivinhem? SEM LUZ, não estavam abastecendo! Tentei o segundo, sem luz! Bom, peguei a BR-386 e seja o que Deus quiser, vou ir andando até onde der... Logo em seguida comecei a ver muitas placas de trânsito completamente retorcidas, caídas no asfalto. Tentei mais um posto na Tabaí e nada, tudo escuro. Olhei para o ponteiro, que estava abaixo da reserva, e pensei: "Do próximo não pode passar". Avistei ele e mesmo às escuras resolvi entrar. Aí, tomei mais um susto! Quase bati no telhado do posto. Isso mesmo, tava tudo escuro e o posto tava caído no chão com o temporal da tarde!!! Por sorte consegui chegar em um mais adiante e falei para os frentistas que eram o único da Tabaí que estavam abastecendo. Perguntei para o frentista como tinha sido o temporal e ele me falou: "Dá uma olhada pra cima". Só metade do teto no lugar! Ele também me comentou que algumas casas partiram ao meio com a força do vento em Nova Santa Rita. Chegando em Montenegro percebi que alguns bairros ainda estavam sem luz e muitos galhos pelo chão.

Concluindo, pelos comentários e por tudo que pude presenciar hoje, não se descarta que até algum tornado tenha atingido a nossa região e que com certeza o vento passou de 100 km/h em alguns pontos.

E você? Tem foto? Tem algum relato dessa quarta-feira em Montenegro ou região sobre o temporal/vendaval? Comenta aí...

Abraço!

Autor: Daimar Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário