segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VÓRTICE CICLÔNICO - SEMANA DE ATENÇÃO NO LESTE DO RS

Um sistema de baixa pressão associado a uma frente fria ficará vários dias junto ao Leste do Estado, formando um vórtice ciclônico, e trará chuva irregular para Montenegro nos próximos dias. Algumas áreas do Leste gaúcho podem registrar até chuva em altos volumes no decorrer da semana, sobretudo em pontos próximos do litoral e das lagoas dos Patos, Mirim e Mangueira. A MetSul enfatiza que um risco, pelo histórico de vórtices ciclônicos estacionários no verão climático, é a ocorrência de eventos extremos de chuva isolados com potencial de acumulados excessivos, como ocorrido no Sul do Estado em janeiro de 2009 (com vítimas e danos). A chuva dos próximos dias pode favorecer a subida dos níveis de rios como Sinos, Gravataí e Caí, apesar das precipitações irregulares, por conta não apenas dos volumes registrados na Grande Porto Alegre e Vales, mas também nas nascentes junto à Serra e o Litoral Norte.

Previsão do Tempo - 13/12 a 16/12


Nessa terça-feira as nuvens aumentam muito e o tempo se instabiliza com chuva no decorrer do dia. Há chance de pancadas com trovoadas. Mesmo assim podem ocorrer algumas aberturas de sol. Temperatura mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 24ºC e 26ºC.

Na quarta-feira as nuvens persistem sobre Montenegro, ainda com possibilidade de chuva no decorrer do dia, mas a chance é pequena. O ar estará úmido e um pouco abafado, especialmente porque são esperados períodos de sol com elevação da temperatura à tarde, mas a madrugada fica amena com temperatura menor. Mínima entre 14ºC e 16ºC e máxima podem alcançar de 28ºC a 30ºC.

Na quinta-feira a nebulosidade volta a aumentar e o tempo estará instável especialmente da tarde para a noite, quando pode ter chuva típica de verão. Mesmo assim o sol deve aparecer com nuvens no decorrer do dia. Temperatura amena durante a madrugada com mínima novamente entre 15ºC e 17ºC. Máxima de tarde podem atingir de 27ºC a 29ºC.

Na sexta-feira muitas nuvens estarão sobre Montenegro com chance de chuva a qualquer hora do dia. Não estão descartadas pancadas fortes passageiras. Temperatura mínima deve se situar entre 16ºC e 18ºC e a máxima entre 25ºC e 27ºC.

---------------------------------------------------------
Atualização I - 12/12 às 20:25

Montenegro:




---------------------------------------------------------
Atualização II - 12/12 às 20:33


Informações de que há 4 aviões sobrevoando a Serra Gaúcha nesse momento. Aviões não podem pousar no Salgado Filho devido a forte turbulência causada pelo vento.


---------------------------------------------------------
Atualização III - 14/12 às 21:05


Áreas de instabilidade continuam a se formar à Oeste e sobre Montenegro nesse começo de noite. Pressão atmosférica em apenas 1006.6 hPa. Chance de novas pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas. Há risco de alagamentos e falta de energia elétrica.

---------------------------------------------------------
Atualização IV - 14/12 às 21:25


Grave temporal em São Jerônimo, próximo de Montenegro. Relatos de granizo gigante, feridos, centenas de casas atingidas e incêndios.

---------------------------------------------------------
Atualização V - 14/12 às 21:48

Nuvem funil foi registrada sobre a Lagoa dos Patos, em Arambaré, nessa tarde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário