terça-feira, 8 de maio de 2012

A SECA NA BAHIA E A FORTE TENDÊNCIA DE ENCHENTE PARA MONTENEGRO

A seca na Bahia a cada dia é mais dramática. Já são 228 municípios em situação de emergência. Em todo o semiárido do Nordeste chega a 593 o número de cidades que recorreram ao decreto emergencial. Em muitas já falta alimento para a população. Até as tradicionais festas juninas estão sendo canceladas. Conforme as autoridades, desde o ano de 1965 não havia seca tão grave. O detalhe do ano é muito interessante porque, tal como pode ocorrer em 2012, 1965 começou com La Niña e depois teve El Niño. Foi um ano de estiagem também no verão gaúcho, mas que teve muita chuva aqui no Estado no segundo semestre, sendo marcante o mês de agosto, que registrou trágica enchente na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina e uma nevada espetacular como poucas vezes se viu.

Fonte: Correio do Povo


Em 1965 a enchente foi de enorme proporção em Montenegro, com o Rio Caí atingindo 6,49 metros acima do normal em Montenegro, perdendo apenas para a enchente de setembro de 2007 quando o rio atingiu 6,52 metros (praticamente a mesma proporção). Estudo realizado dos últimos 50 anos.

Fica desde já registrada a minha preocupação quanto a uma enchente grande atingir Montenegro no segundo semestre de 2012. Já venho alertando com postagens de estudos e tendências climáticas desde abril deste ano quando o Oceano Pacífico entrou em neutralidade (ausência de La Niña e de El Niño) e recentemente começa a apresentar tendência de El Niño.

Foi realizado algum plano, desde a última enchente, para melhorar a situação da comunidade ribeirinha? Como estão os projetos de desvio/barragem do curso d'água? E as construções irregulares ao longo das margens dos rios? As autoridades e a população estarão preparadas? FICA O ALERTA!

Comente, recomende no Google, divulgue nas redes sociais através dos link abaixo da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário