segunda-feira, 10 de setembro de 2012

SEMANA COMEÇA COM CHUVA MAS SOL PREDOMINARÁ

O domingo e a segunda-feira foram de chuva excessiva em várias cidades da Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte Gaúcho. Na região da nascente do rio Caí o acumulado de chuva da meia-noite do domingo até a noite de segunda-feira (22:00) ficou entre 70 e 90 milímetros. Montenegro e outras cidades do Vale do Caí chegaram a ultrapassar os 100 milímetros nesse mesmo período. A expectativa é que o rio Caí suba muito nas próximas primeiras horas desta terça-feira em Montenegro, ficando acima do seu nível normal. Nesse momento (23:30 do dia 10/09), pelos dados que se tem, não há chance de uma cheia em Montenegro. A previsão é que a chuva diminua muito e pare ao longo desta terça-feira, mas o quadro ainda exige monitoramento, principalmente na Serra. Qualquer informação adicional (ou contrária a esta), será divulgada aqui no blog (principalmente pelo twitter ao lado).

Previsão do Tempo - 11/09 a 14/09
Atualizada em 11/09 às 19:32

Na terça-feira O dia começa com céu encoberto e chance de chuva fraca ou garoa em Montenegro. É possível que o sol aparece até o final da tarde. A temperatura vai estar de amena a agradável. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima à tarde de 19ºC a 21ºC.

Na quarta-feira o sol aparece com nuvens, mas podem ocorrer alguns períodos de céu nublado/encoberto. Mesmo a possibilidade de chuva fraca/garoa passageira não pode ser descartada. Também há chance de nevoeiro na região ao amanhecer. Faz um pouco de frio na madrugada com mínima de 12ºC a 14ºC. A tarde será de temperatura agradável com marcas de 20ºC a 22ºC.

Na quinta-feira o sol predomina com poucas nuvens, mas ainda podem ocorrer momentos de céu nublado. Volta a fazer um pouco de frio na madrugada com mínima entre 12ºC e 14ºC. A tarde terá máxima entre 23°C e 25°C.

A sexta-feira será mais um dia com predomínio do sol na região de Montenegro. A madrugada ainda será fria, mas à tarde a temperatura sobe rapidamente com o ingresso de uma massa de ar quente vinda do Norte. Mínima entre 12ºC e 14ºC e máxima entre 28°C e 30°C. Devido a inversão térmica (e grande amplitude térmica) pode ocorrer nevoeiro ao amanhecer.

Tendência: A tendência nesse momento é que o próximo final de semana começe com sol mas haverá chance de chuva, principalmente no domingo. A temperatua segue subindo e haverá sensação de abafamento e forte calor.

Fonte: CPTEC / INPE / INMET / Metsul / CP / Tempo Agora

----------------------------------------------------------------------
Atualização I - 11/09 às 23:39

Chuva forte e por vezes torrencial, acompanhada de muitos raios, atingiu o Rio Grande do Sul ontem, especialmente entre a madrugada e o período da manhã. A Metade Norte teve os maiores volumes. Em Porto Alegre a chuva atingiu 60 mm em alguns bairros e houve alagamentos (foto). Os acumulados do fim de semana e de ontem ficaram perto de 100 mm em alguns pontos do Estado. Em Santa Catarina, superaram. Timbé do Sul tinha quase 120 mm até o fim da tarde de ontem. Foi evento de muita chuva e poucos temporais. O próximo pode ser diferente. Dados analisados pela MetSul sugerem que o Estado voltaria a registrar chuva forte na próxima semana, mas com risco de vendavais e granizo. A atmosfera deverá estar muito quente e instável no fim de
semana e no começo da próxima semana, criando ambiente perigoso para tempestades até severas e destrutivas.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário