domingo, 16 de setembro de 2012

SEMANA DE ALTO RISCO

*Atualizações importantes no final do post
As condições meteorológicas previstas para Montenegro e região metropolitana são muito preocupantes nesta semana com potencial de transtornos por chuva em alto volume, vento e temporais.
Boletim para a América do Sul do NOAA, o órgão de Meteorologia do governo americano, define o quadro desta semana no Uruguai, no Centro da Argentina e no Rio Grande do Sul como "particularmente perigoso". Modelos insistem em volumes na semana de 100 a 200 mm em grande parte da Metade Sul do Estado com acumulados pontuais que poderiam atingir ou exceder 300 mm, o que potencializa alagamentos, cheias e inundações.
Massa de ar extremamente quente, que elevou a temperatura a 38,6ºC neste domingo em Santa Rosa, no Noroeste do Estado, no mesmo instante que a região de Montenegro registrava apenas 20ºC, alimenta a forte instabilidade. Grosso modo, é como se colocar gasolina (ar quente) em fogo (atmosfera instável).
A notícia boa é que esses enormes volumes de chuva não estão sendo sugeridos pelos modelos para a Serra Gaúcha, onde fica a nascente do Rio Caí, mas mesmo assim o quadro irá exigir atenção e monitoramento.

Previsão do Tempo - 18/09 a 21/09
Nesta terça-feira ainda são esperadas muitas nuvens com períodos de chuva, por vezes forte, e trovoadas (raios). Mesmo assim há a possibilidade de momentos de melhoria, talvez até com aberturas de sol. A mínima deve ficar ao redor de 18ºC a 20ºC. Os modelos apresentam enorme divergência quanto às máximas, com alguns indicando em torno de 24ºC e outros 29ºC, mas o sol aparecendo pode superar facilmente os 30°C.
Na quarta-feira a instabilidade atinge o seu pico de intensidade no Estado com centro de baixa pressão profundo que estará sobre o Rio Grande do Sul, podendo derrubar a pressão atmosférica abaixo do valor crítico para instabilidade de 1000 hPa (hectopascais) em Porto Alegre e região metropolitana (incluindo Montenegro). A quarta-feira deverá ser de muitas nuvens com chance de chuva a qualquer hora do dia. Alerta-se para o risco muito alto de chuva forte a ocasionalmente torrencial com possibilidade de transtornos como alagamentos. São esperadas trovoadas. Há ainda o risco de temporais, até com queda de granizo, no decorrer do período. O vento começa a se intensificar e pode soprar com rajadas fortes e capazes de derrubar árvores, especialmente em razão do solo instável pela chuva. Pode fazer entre 21ºC e 23ºC, mas começa a esfriar no final do dia com marcas mínimas à noite de 14ºC a 16ºC.
Na quinta-feira, a chuva deixa de ser a maior preocupação e o vento será o ponto de atenção. O dia terá muitas nuvens com chance de chuva. Como é comum em circulação ciclônica, podem ocorrer momentos de melhoria, até com sol, intercalados com tempo fechado em que podem ocorrer até pancadas localizadas e passageiras mesmo de chuva forte. O vento deve soprar moderado a forte (60 a 80 km/h) durante o dia com rajadas ocasionalmente mais intensas. Poderão ser registradas várias horas consecutivas de ventania, o que potencializa o risco de queda de árvores, além de trazer a perspectiva de problemas na rede de distribuição de energia com falta de luz. Vento vai acompanhar o ingresso de ar mais frio e o dia será de temperatura bem menor com mínima entre 11ºC e 13ºC, e máximas entre 17ºC e 19ºC.

Na sexta-feira o alerta para tempo severo finalmente chega ao fim. O sol aparece mas as nuvens devem aumentar muito durante o período. Não se descarta até mesmo chuva/garoa passageira. A temperatura será baixa. Mínima em torno de 8°C e máxima entre 21°C e 23°C.

Fonte: Meteorologista Estael Sias / MetSul / CPTEC / INMET / CP


--------------------------------------------------------------------
Atualização I - 18/09 às 07:06


A instabilidade não apenas continua nesta terça-feira, como deve se intensificar. Permanece a advertência quanto a volumes extremos de chuva que, em alguns locais, do Centro para o Sul gaúcho, podem alcançar de 100 a 150 mm em poucas horas com prováveis inundações. Na quarta-feira, um centro de baixa pressão deve originar ciclone, instabilizando ainda mais a atmosfera.

Alerta-se para a ocorrência de muitos raios, chuva forte a torrencial, possíveis vendavais e granizo isolado. Áreas urbanas podem voltar a sofrer com alagamentos. No Norte do Estado, o calor que permanece ainda nesta terça instabiliza a atmosfera com pancadas isoladas e temporais isolados da tarde para a noite.


Nenhum comentário:

Postar um comentário