quarta-feira, 6 de novembro de 2013

DIAS ENSOLARADOS ANTECEDEM ALERTA METEOROLÓGICO

Atualizações importantes no final desse post

Previsão do Tempo - 07/11 a 12/11

Nessa quinta-feira o sol predomina em Montenegro. Ar mais quente ingressa na região e a temperatura estará em elevação. Mínima entre 13ºC e 15ºC e máxima de 28ºC a 30ºC.

Na sexta-feira o sol aparece com nuvens e podem ocorrer períodos de céu nublado a partir da tarde. O dia estará um pouco abafado. Temperatura mínima entre 15ºC e 17ºC e máxima entre 30ºC e 32º.

No sábado o sol aparece com algumas nuvens. A atmosfera começará a entrar num período muito instável e não se descarta chuva da tarde para a noite. Até mesmo o risco de alguma pancada forte de chuva não pode ser afastado. Sensação de abafamento. Mínima entre 18ºC e 20ºC e máxima de 32ºC a 34ºC. 

O domingo será de muitas nuvens com alta possibilidade de chuva no decorrer do período. Não se afasta chuva forte com trovoadas, principalmente da tarde para a noite. A pressão atmosférica entra em acentuado declínio. Sensação de abafamento. Temperatura mínima entre 18°C e 20ºC e máxima entre 29ºC e 31ºC. Alguns modelos (nesse momento) sugerem rajadas de vento com intensidade moderada.

A segunda e a terça-feira serão os dias mais críticos e exigirão muito atenção. A atmosfera estará muito instável em todo o Rio Grande do Sul, especialmente na Grande Poa, Vales e Litoral Norte, com pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa. Um centro de baixa pressão profundo cruzará o Rio Grande do Sul com valores de pressão em superfície raros de se observar (de 990 a 995 hPa, conforme imagem do modelo Europeu abaixo). Já não bastasse a baixíssima pressão, se dará o encontro de ar frio com ar muito quente, acentuando muito o risco de tempestades, algumas severas e com potencial de danos, chuva forte e transtornos (queda de árvores, problemas na rede elétrica, alagamentos, etc). Podem ocorrer períodos de abertura com sol e forte aquecimento, o que agrava o risco de chuva/temporal. Sensação de abafamento. Mínima entre 20ºC e 22ºC e máxima de 29ºC a 31ºC.


AVISO | O cenário exigirá atenção e monitoramento, por isso, atualizações/alterações podem ocorrer na previsão à curto prazo. Recomenda-se o acompanhamento diário do blog para maiores detalhes, assim como o acompanhamento pelo twitter da MeteoMont.


Análise baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*

*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

----------------------------------------------------------------
Atualização III - 11/11 às 15:17

Cenário ainda é preocupante devido ao ingresso de ar muito quente pelo Noroeste do RS. Há novas áreas de chuva forte se formando.

E desde já a MeteoMont não descarta enchente pelo transbordamento do rio Caí em Montenegro, mesmo não chovendo muito na nascente do rio. Já tivemos uma situação parecida há alguns anos atrás quando choveu 200 milímetros em Montenegro em 48 horas e naquela situação também não havia chovido muito na Serra. Dados estão sendo analisados nesse momento, e repito, o risco de enchente por causa do rio não pode ser afastado.

----------------------------------------------------------------
Atualização II - 11/11 às 12:34

ALERTA | Segue o alerta para toda a segunda-feira e parte da terça para a região de Montenegro. O sistema de baixa pressão atmosférica ainda nem chegou ao Rio Grande do Sul. Com esse sistema sob o Estado, é elevado o risco de vento e chuvas fortes.

Desde domingo até às 11:00 de hoje (segunda-feira) já choveu 140 milímetros em Montenegro (foto do pluviômetro abaixo), sendo que 80 milímetros foram só hoje pela manhã (intervalo de apenas 4 horas).

Já são vários os pontos de alagamentos em Montenegro, transbordamento de córregos, arroios e açudes na região, e a chuva segue caindo quase sempre com intensidade de forte à torrencial.

Fotos e vídeo abaixo:













Arroio São Miguel transbordou nessa segunda-feira de manhã no bairro Municipal, alagando casas.




----------------------------------------------------------------
Atualização I - 10/11 às 23:00

Temporal que atingiu Montenegro na noite de domingo gerou muita descarga elétrica e problemas de falta de energia. Foram registrados mais de um relâmpago por SEGUNDO (sendo que alguns mais fracos e de menor intensidade não são captados pela câmera).


3 comentários:

  1. Rio Caí subindo rapidamente em São Sebastião do Caí!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola, ja tirou alguma foto do rio caí ou sabe em que situação ele se encontra?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia tche! Tem alguma previsão de que tamanho será esta enchente. Abç

    ResponderExcluir