quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2014 COMEÇA COM ALERTA METEOROLÓGICO POR CHUVA FORTE/EXCESSIVA

Previsão do Tempo - 02/01 a 05/01*
Atualizada em 02/01 às 06:32
*Atualizações importantes no final desse post

Nessa quinta-feira a chuva porá fim na forte onda de calor que tivemos em todo o Rio Grande do Sul. O sol pode até aparecer no início da manhã, mas logo as nuvens aumentam e chove. Devido a um sistema de baixa pressão atmosférica (em torno de apenas 999 hPa) + ar quente e úmido, chove principalmente na segunda metade do período, com alto risco de pancadas moderadas e fortes. Preocupa a projeção dos modelos numéricos de acumulados amplos e muito volumosos, muito diferente dos últimos dias quando a chuva era isolada. Mínima entre 23°C e 25°C e máxima entre 28°C e 30°C.

A sexta-feira será outro dia de muitas nuvens, chuva e transtornos. Alerta-se para o alto risco de chuva forte/excessiva à medida que uma massa de ar frio vai avançando. A instabilidade será mais forte entre a madrugada e o período da manhã. Última saída do modelo Americano, projeta entre 80 e 130 milímetros na região de Montenegro e Metropolitana entre quinta e sexta. É alto o risco de alagamentos em áreas urbanas, rápida e acentuada subida de rios e arroios com ameaça de transbordamentos.
Preocupa que na Metade Norte do RS, incluindo a Serra Gaúcha onde fica a nascente do Rio Caí, o acumulado de chuva deve ser ainda maior, podendo chegar a 200 milímetros. Diante desse projeção, caso se confirme, há também o risco de enchente ocasionando por cheia do rio Caí no final de semana (mas isso só será possível confirmar à curto prazo). Máxima durante o dia de 24ºC a 26ºC e mínima
 à noite entre 19°C e 21ºC.

No sábado o sol aparece com poucas nuvens. Massa de ar mais seco e frio, garante um dia de temperatura muito agradável na região. Temperatura mínima entre 17ºC e 19ºC e máxima de 27ºC a 29ºC (sem sensação de abafamento).

O domingo será ensolarado em toda região de Montenegro. A temperatura cai bastante na madrugada e a sensação será de frio (para esta época do ano). Mínima entre 14°C e 16°C, não se descartando até 13°C nas localidades mais frias. Porém, a temperatura sobe rapidamente e a máxima fica entre 30°C e 32°C à tarde.

Importante: Está previsão poderá sofrer atualização/alteração no período acima. Também podem ser gerados alertas e informações à curto prazo. Recomenda-se a visita diária ao blog.

Fonte: Sugestão de previsão baseada nos modelos numéricos: ETA - GFS - MBAR - ECMWF (Sites INMET, CPTEC e MetSul)*
*Todos os sites consultados são de livre acesso e públicos.

----------------------------------------------------------------
Atualização II - 04/01 às 13:18

Modelos acertam em parte do Rio Grande do Sul. Cidades do Noroeste Gaúcho tiveram grandes transtornos com a chuva, em algumas localidades chegando a 200 mm em dois dias, conforme era previsto.
Mas na parte Leste/Nordeste a chuva foi decepcionante em relação ao que os modelos projetavam. Mesmo assim a chuva serviu para amenizar a onda de calor.

----------------------------------------------------------------
Atualização I - 02/01 às 19:55

Como era esperado, modelos reduziram um pouco a projeção de chuva, mas ainda mantém risco de chuva moderada a forte entre a noite de hoje e toda sexta-feira na Grande Porto Alegre. A Serra segue sob risco de chuva excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário