quinta-feira, 16 de julho de 2015

O SOL APARECE NO SÁBADO, MAS A CHUVA RETORNA E HÁ CHANCE DE REPIQUE DA CHEIA DO RIO CAÍ

Previsão do Tempo - 17/07 a 21/07
Atualizada em 18/07 às 11:02

Sexta: Segue instável, com chance de chuva e/ou garoa. Atenção, Porto Alegre e região podem registrar chuva forte em alguns momentos do dia com a chegada de uma frente quente (área de instabilidade do Norte para o Sul) e até mesmo trovoadas. Temperatura amena e sensação de frio. Mínima de 11°C (final da noite) e máxima entre 15°C e 17°C, dependendo da cobertura de nuvens. Com a quantidade de chuva projetada pelos modelos computadorizados, não haveria possibilidade do rio Caí voltar a subir em Montenegro, porém, será preciso monitoramento constante e cautela.


Sábado: ATENÇÃO! Finalmente o tão esperado SOL aparece com poucas nuvens na Grande Porto Alegre, inclusive nas cidades afetadas pelos alagamentos e cheias do últimos dias. A chuva recua para o sul do RS e portanto não há previsão de chuva na Grande Poa e Vales. Mínima de 10°C e máxima de 22°C a 23°C.


Domingo: Os modelos ainda divergem um pouco. Porém, nesse momento acredita-se em um dia com muitas nuvens, onde o sol poderá aparecer pela manhã mas o tempo estará muito instável (quente e úmido). ALERTA-SE para o risco de temporais/vendavais, ocasional queda de granizo e transtornos. O risco é maior para a segunda metade do dia devido a aproximação de uma Frente Fria que formaria uma linha de instabilidade (perigosa) e que cruzaria o RS. Temperatura sobe bastante devido ao vento para Norte (quadro conhecido como pré-frontal antes da chuva), com mínima de 14°C e máxima entre 24°C e 27°C (dependendo do horário que a chuva chegar).


Segunda: Tempo instável já desde o início do dia e céu encoberto. ALERTA-SE para o risco de chuva forte e volumosa acompanhada de raios e trovoadas (principalmente ao final de tarde e noite), o que inclusive poderia provocar transtornos como alagamentos. Mínima entre 13°C e 15°C e máxima entre 20°C e 22°C.


Terça: Inicia com chuva forte e trovoadas (madrugada). Dia de céu fechado e com chuva ou garoa devido a atuação de uma frente fria. Sensação térmica de frio com queda de temperatura. Mínima ao redor dos 11°C apenas e máxima entre 14°C e 16°C.


ALERTA DE POSSÍVEL NOVA ENCHENTE! Se chover o que os modelos projetam, há grandes chances de um repique das cheias, incluindo a do rio Caí, ou seja, poderemos ter outra enchente com novo transbordamento do Rio Caí e que alagaria as ruas novamente. Porém, para um diagnóstico mais preciso, somente a curto/curtíssimo prazo.


OBS: Essa previsão poderá sofrer atualizações/ajustes, portanto sugere-se o acompanhamento diário desse post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário