segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ALERTA PARA TEMPORAIS, ALTOS ACUMULADOS DE CHUVA E TRANSTORNOS

PREVISÃO DO TEMPO - 14/09 A 17/09

A segunda quinzena de setembro será marcada pela presença de nuvens e das chuvas e temporais. O sol pouco aparece.
Confesso estar preocupado com os perigosos índices de instabilidade e volumes de chuva poucas vezes projetados, e em acordo, entre pelo menos dois modelos mais utilizados e confiáveis do mundo.
Modelos são unânimes em projetar GRANDES VOLUMES DE CHUVA, pelo menos nos próximos 10 dias, variando um pouco, entre um modelo e outro, o posicionamento/volumes de chuva.
Para se ter uma ideia, o modelo Europeu, o mais agressivo até o momento, indica algo em torno de 250 a 350 milímetros de chuva na Grande Porto Alegre (e Serra Gaúcha) nos próximos 10 dias. Se isso vier a se confirmar, certamente teremos transbordamento de arroios/córregos/rios, ou seja, enchente grande/histórica em Montenegro (caso vier a se confirmar!).
Na sequência vem o ETA (modelo Brasileiro) e o GFS (Norte-Americano) sugerindo algo entre 150 a 215 milímetros até o dia 24/09. Ou seja, todos concordam com chuva excessiva (em poucos dias).



 Segunda: Ensolarado. Frio ao amanhecer e muito agradável à tarde. Mínima em torno dos 7°C e máxima entre 24°C e 26°C.

 Terça: Sol e algumas nuvens. Ainda amanhece frio mas faz calor à tarde. Não se descarta completamente chuva até o final da noite, com chance de trovoadas. Mínima em torno de 9°C e máxima entre 27°C e 29°C.

 Quarta: Dia de alerta meteorológico com índices de instabilidade elevados e perigosos! Há grande risco de temporal/chuva forte e excessiva e que deve ocasionar alagamentos e transtornos na região. Também há chance de queda de granizo. Mínima de 16°C e máxima em torno de 21°C.

 Quinta: Mais um dia de instabilidade, com muitas nuvens e chuva. Alerta-se para o risco de chuva forte e excessiva. A temperatura pouco varia, se mantendo amena.

 Tendência: Nos próximos dias (final de semana e começo da outra semana) a chuva deve continuar, em alguns momentos muito forte e com altos acumulados. A temperatura se mantém amena e desde já fica o estado de monitoramento para uma possível enchente na semana que vem (se todo esse volume de chuva vier a se confirmar poderá ser grande/histórica).

Nenhum comentário:

Postar um comentário