quinta-feira, 17 de setembro de 2015

PERÍODO DE ALERTA E MUITA INSTABILIDADE

PREVISÃO DO TEMPO - 18/09 a 21/09
*Atualizações importantes no final desse post

☁☔ Sexta: Tempo fechado com chuva ou garoa na maior parte do período. Como a região estará no limite da área de chuva mais forte (Norte), não se descarta algumas pancadas fortes e com trovoadas, assim como breves aberturas de sol. A temperatura se mantém amena e com pouca oscilação.


☔⚡ Sábado: Muitas nuvens (nublado a encoberto). Chove em alguns momentos do dia.
ATENÇÃO: Modelos indicam que a chuva volta a se intensificar com trovoadas e risco de granizo (e até chance de temporal). Mínimas de 16ºC a 18ºC e máxima em torno de 21ºC.

☔⚡ Domingo: A instabilidade permanece e segue o risco de chuva fortes/excessiva com trovoadas em alguns momentos (e/ou temporal). Ainda não se descarta o risco de granizo na Grande Porto Alegre e Vale do Caí. Temperatura máxima entre 21ºC e 23°C. Pode ocorrer breve melhoria à tarde.

☀☁☔⚡ Segunda: Os modelos divergem! Nesse momento pode-se dizer que o tempo seguiria instável, com nuvens e chuva em alguns momentos. O modelo norte-americano indica o recuo da chuva, com abertura de sol e rápida elevação da temperatura à tarde, não se descartando atingir até 28°C (caso se confirme o recuo da chuva). Já o Europeu projeta constante instabilidade, com chuva que pode até ser forte e temperatura bem mais amena.

Tendência: O tempo deve seguir instável no restante da semana com amplos períodos de chuva e breves de melhoria.

OBS: Previsão sujeita a ajustes/atualizações a curto prazo para maior precisão e confiabilidade (principalmente a da segunda-feira).


RIO CAÍ TERÁ FORTE ELEVAÇÃO NAS PRÓXIMAS HORAS/DIAS EM MONTENEGRO


O Nível do Rio caí, na Serra Gaúcha, entrou em "Cota de Alerta" no final da manhã de hoje, e na sequência, no final da tarde, também atingiu a mesma cota em São Sebastião do Caí. Isso ocorre devido a chuva forte que cai desde ontem na região da Serra. 
ATENÇÃO | O rio Caí terá forte elevação do seu nível nas próximas horas em Montenegro, mas de acordo com os volumes registrados ATÉ ESSE MOMENTO (17/09 - 20:30) ainda NÃO há possibilidade para enchentes no Vale do Caí, mas a chuva segue, assim como o constante monitoramento. Veja alguns volumes de chuva registrados pelas estações nas últimas 36 horas:

Caxias do Sul: 115 mm
São Francisco de Paula: 83 mm
São Sebastião do Caí: 66 mm
Bom Princípio: 55 mm
Porto Alegre (Hípica): 68 mm
Montenegro: 42 mm

Importante considerar que pode ter ocorrido volumes ainda maiores em locais sem estações meteorológicas ou pluviômetros.

----------------------------------------------------------
Atualização V - 20/09 às 02:10

Notícia ruim! O nível do rio Caí voltou a subir na Serra devido a chuva de intensidade moderada a forte das últimas horas (imagem abaixo). São Sebastião do Caí já começa a sentir os reflexos da Serra, apesar de ainda não apresentar "cota de inundação", mas está na iminência.
Diante disso, o rio subirá nas próximas horas também em Montenegro, mas até o começo da manhã de domingo, não há previsão de transbordamento (de acordo com os dados desse momento).
Mais informações e atualizações nessa manhã de domingo...



----------------------------------------------------------
Atualização IV - 19/09 às 21:20

Apesar da chuva contínua, porém, de fraca intensidade, o rio Caí não sobe em Montenegro, se mantendo estável (mesma medida) desde a tarde até agora à noite. Sua última medição aponta 5,80 metros, conforme imagem abaixo. Em São Sebastião do Caí o nível está baixando hoje, mas na Serra, devido a chuva, também se mantém estável (não sobe, nem desce).

Devido a essas condições, e por estar muito elevado, qualquer chuva mais forte que ocorra nas próximas horas ou dias, será determinante para uma cheia. O monitoramento segue e nesse momento não há chance de enchente ainda.



----------------------------------------------------------
Atualização III - 19/09 às 12:57

Conforme atualização de ontem, o rio Caí elevou-se muito em Montenegro (foto abaixo), mas ainda SEM RISCO de transbordamento (pelos dados desse momento). Ressalto que o final de semana será decisivo, pois dependendo da quantidade de chuva precipitada, a chance de enchente é bem possível.

Foto: Rádio Viva

----------------------------------------------------------
Atualização II - 18/09 às 20:10

Apesar do rio Caí ter estabilizado em Montenegro nessa tarde, voltará a subir nas próximas horas dessa noite. Porém, de acordo com levantamento realizado da chuva acumulada até o momento, ainda NÃO existe a possibilidade de enchente no Vale do Caí. 


----------------------------------------------------------
Atualização I - 17/09 às 22:40

Nível do rio Caí agora em diferentes pontos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário