quinta-feira, 12 de outubro de 2017

MONITORAMENTO DA CHEIA / ENCHENTE DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO

PROJEÇÃO DE PEQUENA CHEIA DO RIO CAÍ EM MONTENEGRO
(Atualizações importantes no final desse post)

A MeteoMont®, com base na precipitação pluviométrica registrada nas últimas 48 horas, níveis de córregos, arroios e rios, e com base em modelo próprio, projeta nesse momento uma enchente de pequena proporção em Montenegro. 

Essa é a projeção inicial de agora (22:45-12/10/2017) e poderá ser alterada até o final do dia de amanhã (13/10/2017), dependendo da chuva acumulada nessa sexta-feira.

Acumulados em apenas 24 horas:

Bom Princípio: 107 mm
São Sebastião do Caí: 111 mm
Montenegro: 130 mm
Caxias do Sul: 110 mm

Para essa sexta-feira os modelos numéricos reduziram a precipitação, projetando em média entre 30 e 60 mm na Grande Poa e Vale do Caí, o que teria pouco impacto no nível do rio (caso se confirmem esses valores).


As atualizações/monitoramento das próximas horas ficarão concentradas aqui nesse post, ao final do mesmo, como de costume.

O monitoramento e novas informações também serão divulgadas através do Twitter da MeteoMont® (@meteomont) (ao lado direito da página para quem acessa de computador via web), ou pelo próprio app do Twitter para quem acessa via smartphone. 

Participe também com informações, fotos, perguntas, etc.

---------------------------------------------------
Atualização V - 14/10 às 10:50

Conforme já era previsto aqui, o rio atingiu o seu pico em 6,75 metros em Montenegro, por volta da 23:30. Estabilizou e já está baixando.

Mais um vez a proporção da enchente ficou dentro do esperado pela MeteoMont®, sendo a previsão/estimativa realizada com várias horas de antecedência, garantindo que a população não seja pega de surpresa. 

Gostaria de lembrar que esse blog não possui fins lucrativo, sendo o seu trabalho realizado totalmente de forma voluntária em prol da população de Montenegro.


MUITO OBRIGADO POR ME ACOMPANHAREM E ATÉ A PRÓXIMA! :) 


---------------------------------------------------
Atualização IV - 13/10 às 20:41


Conforme já informado desde ontem, teremos uma enchente PEQUENA em Montenegro. O rio Caí está subindo pouquinho e deve ser assim até a meia-noite de hoje. Nesse momento está em 6,74 metros, subindo 1,5 cm/h. 

População ribeirinha, fiquem tranquilos, nenhuma casa será alagada, somente as ruas e locais mais baixos onde a água chega primeiro, e não deve passar disso. 


Rua Apolinário de Moraes no começo da tarde de hoje (já tapou a rua agora)




---------------------------------------------------
Atualização III - 13/10 às 13:03

Rio Caí estabilizou em São Sebastião do Caí, com pico de 11,25 metros às 08:00. E agora já está baixando.

Em Montenegro seguirá subindo mais um pouco e confirmará uma enchente pequena na cidade. Por enquanto só a rua Apolinário de Moraes, próximo ao rio, tem um pouco de água. Nível do rio em 6,57 metros, subindo 4 cm/h.


---------------------------------------------------
Atualização II - 13/10 às 06:37

Rio Caí em São Sebastião do Caí começa a estabilizar, agora com 11,23 metros.

Em Montenegro 6,26 metros. Enchente deve começar em seguida na parte mais baixa da rua Apolinário de Moraes (pelos bueiros), centro da cidade. Subindo 5 cm/h.


---------------------------------------------------
Atualização I - 12/10 às 22:53


Rio Caí atinge 10,47 metros em São Sebastião do Caí e ainda sobe 19 cm/h. As primeiras famílias já começaram a ser retiradas por lá.
Em Montenegro está a poucos centímetros de atingir a "cota de inundação", mas ainda não apresenta risco para a área urbana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário